significado das cores

Significado das cores na decoração: qual sensação você deseja imprimir no cômodo?

Cada cor tem uma expressão diferente e com elas é possível transmitir as sensações que você deseja para a sua casa.

É impossível pensar em decoração, seja qual for o ambiente, e não imaginar as cores do espaço. Esta é uma associação automática que o nosso cérebro faz, pois as cores são parte fundamental da decoração e fazem toda diferença.

Renovar a coloração de um ambiente dá mais vida e muda totalmente o cenário. Esse processo, o da escolha das cores, também é importante para harmonizar móveis como o sofá, e os objetos de decoração escolhidos, como quadros na parede, espelhos e também tapetes.

Quando pensamos nos cômodos da casa, também entendemos que cada um deles possui uma “personalidade” diferente. A cozinha é um lugar onde recebemos as pessoas e expressamos afeto por meio da comida, que é feita em conjunto e celebra a união entre aqueles que estão ao redor da mesa.

A sala é um espaço de convivência, onde descansamos e assistimos televisão, ouvimos músicas ou simplesmente sentamos para conversar. Já o quarto é o espaço onde descansamos e que nos remete ao aconchego e conforto.

Pensando em todos esses significados que os ambientes possuem dentro das casas, como é possível que as cores consigam transmitir aquilo que queremos na medida certa? Vamos responder a esses questionamentos abaixo.

Amarelo

O amarelo é uma cor que geralmente aparece em alguns detalhes da decoração, como em cortinas ou almofadas. Isso acontece por tratar-se de uma cor extremamente vibrante, o que faz com que a atenção fique naqueles detalhes amarelos do cômodo.

Além desse aspecto, o amarelo evoca também alegria, já que é bem vívida. Ela pode ser utilizada em todos os ambientes da casa se for essa a ideia de alegria e intensidade que você deseja transmitir.

Azul

A cor azul em suas dezenas de tonalidades transmite a sensação de tranquilidade, por isso é utilizada em muitos hospitais e também em outros tipos de atendimentos da área da saúde, por exemplo.

Optar por tons de azul na decoração do quarto é uma boa opção porque ele deixará o espaço mais relaxante e aconchegante, o que é propício para o descanso. Quando olhamos a cor azul também lembramos do mar, outro símbolo de calmaria.

Verde

Assim como o azul, podemos dizer que o verde também transmite tranquilidade ao ambiente. Os tons de verde facilmente combinam com outras cores, além de serem extremamente versáteis. Outra ideia que o verde passa é a de bem-estar, ou seja, combina com qualquer cômodo da casa, mas principalmente quartos, sala e escritório.

Branco

Se você possui algum cômodo em que gostaria de transmitir a ideia de maior amplitude, o branco é uma ótima opção. Por se tratar de uma cor neutra, ele pode ser usado em vários cômodos.

A iluminação nos ambientes também se comunica bem muito com o branco, pois transmite a sensação de limpeza. Com o branco podem ser usadas várias cores, pois ele complementa diversos tipos de coloração perfeitamente.

Laranja

O laranja é uma cor de muita personalidade e, assim como o amarelo, ele transmite a ideia de alegria e também de criatividade. Não é à toa que diversos restaurantes abusam de tons em laranja, pois ele evidencia um estímulo à comunicação e também ao diálogo.

Por conta dessa característica, o laranja pode ser usado em ambientes que recebem a família toda, como é o caso da sala e da cozinha. Mas assim como o amarelo, como é bastante expressivo, o laranja precisa ser utilizado com cautela. Portanto, deixe para utilizar esta cor em detalhes decorativos.