cachorro na cama

Principais modelos e materiais de cama para cachorro

Fatores como tamanho, idade e estilo de vida dos bichinhos interferem na hora da escolha

O mercado pet está sempre evoluindo e se reinventando, e o que não faltam são opções para o conforto e o bem-estar daqueles que são considerados os melhores amigos do homem. Na hora da soneca não seria diferente: existe uma infinidade de tipos de caminha para cachorro, atendendo a todos os tamanhos, idades e estilos de vida para que os bichinhos tenham a melhor qualidade de sono possível.

cachorro na cama

Muitos cães preferem dormir com os humanos, mas o ideal é que eles tenham suas próprias camas, tanto para o melhor conforto de todos os envolvidos quanto para exercer a sua necessidade de liderança e cuidado com o território. Afinal, antes de dormir, os cães costumam praticar alguns rituais, como cavar e rondar o local onde vão deitar.

Na hora de escolher o modelo ideal de cama, tenha em mente que, além da estética, é muito importante que ela esteja adequada às necessidades do seu amigo de quatro patas. Confira a seguir alguns dos modelos disponíveis no mercado:

Laterais altas

Sem dúvida alguma você já viu esse tipo de caminha por aí. Conhecido como ninho, ele é o mais comum, principalmente se tratando de cachorros de pequeno porte. O modelo costuma ser muito popular pelo conforto que oferece ao pet. As laterais mais altas são ideais para transmitir conforto e segurança, enquanto o meio é mais baixo e muito macio.

Almofadão

Esta opção é muito indicada para cães de médio a grande porte. Não que os pequenos não possam usufruir, mas os grandes são os que mais se beneficiam de todo o espaço deste tipo de caminha que parece um colchão, firme e macio ao mesmo tempo. O importante é o pet poder se esticar sem que fiquem partes do corpo para fora — e o almofadão costuma proporcionar este conforto.

Iglu ou cabana

Não são apenas os gatos que curtem dormir em uma toquinha. Os cachorros também apreciam um bom esconderijo e a cama-iglu, ou cabaninha, oferece essa comodidade.

Geralmente elas possuem uma abertura apenas na frente, fazendo com que o pet possa optar entre ficar mais para dentro quando estiver com frio e com metade do corpo, ou a cabeça, apoiados na ‘porta’, quando quiser ficar mais exposto.

Divã ou sofá

Para aqueles que preferem que os objetos de seus pets se assemelhem a objetos de decoração, fazendo parte do visual da casa, a caminha divã (ou sofá) é a ideal.

O nome já diz tudo, elas são mais altas e estofadas como se fossem uma peça de decoração, sem deixar de entregar a maciez e o conforto que o cãozinho precisa para ter uma boa noite de descanso. Por serem mais altas, normalmente são mais indicadas para cachorros maiores e mais novos.

Na hora da escolha, quais fatores devem ser levados em conta?

Idade: se o seu cãozinho é idoso, provavelmente já apresenta algumas dores e dificuldade de locomoção. Nesse caso, a caminha deve ser baixa (na altura do chão) e extremamente confortável. Afinal, é ali que eles vão passar a maior parte do tempo, descansando.

Tamanho: conforme o cãozinho cresce, o local onde eles dormem deve ser proporcional. Certifique-se de que o tamanho da cama esteja de acordo com o seu bichinho, Pode até ser maior do que ele, mas nunca menor.

Material: a escolha do material também é um fator muito importante. Caso seu amiguinho peludo ainda faça as necessidades fora da caixinha e tenha o costume de marcar território na própria cama, o ideal é que ela seja de material impermeável, facilitando a limpeza.

Clima: cuidado para não exagerar na ‘fofura’ da cama se você mora em uma região muito quente. Caminhas de pelo, por exemplo, tendem a ser muito mais quentes, portanto, são ideais para os cães de cidades mais frias. Para uma caminha mais refrescante, opte por tecidos leves e finos.