linhas de costura 1

O mercado profissional do corte e costura

O mercado profissional do corte e costura está a todo vapor! Eis um mercado que nunca cai em desuso, já que é uma necessidade, e em cada estação, uma moda diferente aparece para emoldurar uma época e fazer daquele momento único e marcante através da moda.

O Mercado do Corte e Costura está sempre precisando de novos profissionais e ideias, por isso quem tem a vocação e o sonho de se trabalhar na área, precisa conhecer bem como funciona e os desafios que irá encarar. Veja neste artigo, um pouco da história do Corte e Costura através dos tempos e o mercado atual para os profissionais.

História das roupas no mundo

Conteúdo do artigo

A história das roupas segue uma orientação desde religiosa até cultural e psicológica. Segundo os cristãos, Adão e Eva ao serem expulsos do Éden, começam a vestir vestimentas que o próprio Deus confeccionou para eles. A partir daí, começam a ter que criar seu próprio vestuário contra as intempéries do tempo como chuva, sol e frio.

Outras religiões falam de seres que já viriam a aparecer com pelos que os mantinham aquecidos e com o tempo precisaram criar as próprias roupas. Registros históricos mostram que há mais de 30 mil anos, o homem utiliza de agulhas para fazer suas roupas, sendo que nos primórdios, usava agulhas feitas de ossos e assim faziam roupas de couro de animais e se protegiam do frio e mantinham seus corpos cobertos.

Com o passar dos tempos, as roupas foram ficando mais bonitas, complexas em seu modo de costura e principalmente em cores, tecidos e modelos. Nos tempos dos reinados, o vestuário era visto como algo mais psicológico, ou seja, quanto mais bonita e cheia de jóias e adornos, mais aquela roupa demonstrava o poderio daquela pessoa ou a nobreza de sua família.

Com o tempo as roupas foram ganhando também, uma questão mais cultural, pois um tipo de vestimenta pode classificar um grupo de pessoas, assim como a forma como elas enxergam o mundo. A partir do século 19 e 20 principalmente, vemos uma revolução espantosa nos tipos de vestuário tanto para homens quanto para mulheres.

Hoje, o mercado necessita de costureiras especialistas, que saibam lidar com vários tipos de moldes, tecidos, acessórios e técnicas de costura, além de manejar bem uma máquina de costurar. A boa costureira, tem um mercado bastante aquecido e amplo em sua frente, e com profissionalismo pode vencer os grandes desafios dessa área.

Funções de uma costureira

linhas de costura 1

 

Pessoas que trabalham com corte e costura, precisam ter conhecimento e prática em:

  • Corte e costura de diferentes tecidos;
  • Conhecer tecidos de vários tipos;
  • Saber usar uma máquina de costura profissional e semi profissional;
  • Saber lidar com agulhas, tipos de linhas, botões e acessórios variados;
  • Conhecer inúmeras técnicas como fazer pregas, barras e arremates;
  • Fazer moldes para criar novos vestuários.

Saiba mais: Mercado de semi-joias por atacado é considerado um dos melhores nichos para revenda

Curso online de corte e costura

O Mercado profissional do Corte e Costura necessita todos os anos, de mais de 250 mil costureiras e costureiros, e sendo um mercado tão importante, é primordial que esses profissionais conheçam na prática a área.

Para isso, fazer cursos é fundamental. Curso de Corte e Costura, abrange todas as áreas de conhecimento do corte e costura e prepara estudantes em profissionais de sucesso, se ainda mesmo assim precisar de uma ajuda para estruturar seu negócio, conheça o fórmula negócio online.

Áreas do mercado que o corte e costura tem oportunidades

Quem trabalha na área do corte e costura, pode ser um profissional altamente requisitado na indústria da alta costura e moda profissional, atuando em ateliês de estilistas e montando o próprio negócio na área; trabalhar com peças no varejo para lojas; trabalhar em casa arrumando e criando roupas como vestidos e camisas e trabalhando com vestuário para encomenda.