Como organizar casamento civil – dicas e conselhos

Além de todos os documentos necessários para a realização de um casamento civil, a noiva geralmente também se preocupa com a organização deste evento do ponto de vista da celebração, pois é a ocasião perfeita para compartilhar com a família e amigos próximos em um ambiente íntimo e belo.

Se você não sabe por onde começar, nós te daremos algumas dicas e sugestões para que você possa descobrir como organizar seu casamento civil e aproveitar ao máximo um dia inesquecível.

Você também pode se interessar: Vestido para casamento civil Plus size

Passos a seguir:

1. No Tribunal ou no Civil?

Ao organizar seu casamento civil, você tem duas opções: casar-se no tribunal e fazer um pequeno coquetel ou fazer a cerimônia civil no local de sua escolha e fazer com que o juiz venha até ele. Essa é uma alternativa ideal se você quiser que toda sua família e amigos possam testemunhar a união.

Tenha em mente que alguns países não permitem que o juiz viaje, portanto a primeira coisa a fazer é descobrir se um juiz pode viajar para o local ou se o casamento deve ser realizado no tribunal ou na prefeitura.

De qualquer forma, você deve reservar sua data de casamento com pelo menos 6 meses de antecedência, ou até mais, dependendo da demanda em sua cidade. Vá ao tribunal e obtenha informações para selecionar a data que mais lhe convém, quando a tiver, então você pode dar o passo de reservar o local.

E, é claro, não se esqueça dos anéis! As alianças de casamento são algo que não pode ser escolhido de ânimo leve, pois mais do que uma peça de joalheria, elas são um símbolo de seu amor eterno.

2. Personalize sua união

Um casamento civil geralmente dura aproximadamente 15 minutos e, dependendo do local onde você vai se casar, você pode personalizar a cerimônia para torná-la mais íntima e inesquecível. É essencial que se você estiver se casando no tribunal ou na prefeitura, pergunte quanto tempo eles têm disponível para o casamento e sobre a possibilidade de incorporar elementos para torná-lo mais íntimo. Algumas boas ideias são:

  • Adicione algumas leituras de um membro da família ou amigo íntimo.
  • Incorpore uma canção para a entrada ou saída dos noivos, de preferência executada ao vivo.
  • Tenha um ritual na leitura dos votos em que você troca palavras de amor e afirma seu compromisso de permanecerem juntos na alegria e na tristeza

Se você vai se casar no tribunal ou na prefeitura e depois se mudar para outro local para a celebração, tenha em mente que isto envolve a mudança dos noivos, testemunhas e membros-chave da família, então seria melhor escolher um local próximo ao tribunal para tornar as coisas mais fáceis. Caso o local onde você planeja realizar a celebração não seja próximo ao local onde vai se casar, então é importante oferecer alternativas aos membros da família e convidados que estarão participando do casamento, para que você possa fazê-lo:

  • Passe aos participantes um mapa com a localização do estacionamento mais próximo ao tribunal ou à prefeitura, bem como meios de transporte alternativos para chegar lá.
  • Alugue um ônibus ou algumas vans para transportar seus convidados para a área da festa, esta opção é ideal especialmente se você estiver celebrnado em uma área remota da cidade. Se você fizer isso, lembre-se que também deve contratar um serviço de transporte para a viagem de retorno, que também será para a prefeitura ou para o tribunal.
  • Convide apenas seu círculo de pessoas mais íntimas para a assinatura e celebração, o restante dos convidados vão diretamente para o coquetel.

3. Local da Celebração com convidados

Uma vez definida a data do casamento civil, é hora de escolher onde a celebração será realizada, para a qual existem diferentes opções, cada uma com seu próprio encanto. Os casamentos civis são geralmente pequenos e íntimos, portanto você pode escolher a casa de um dos noivos, pais, sogros, parentes ou amigos próximos, um jardim ao ar livre ou um espaço aconchegante.

Você também pode optar por um pequeno restaurante que se adapte a você e a seu futuro marido e que te permitirá oferecer uma bela noite para aquelas pessoas próximas e importantes para você, bem como escolher entre os muitos quartos de recepção pequenos ou grandes hotéis que podem se encaixar em seu orçamento e se adaptar às suas necessidades. O tamanho do espaço escolhido dependerá sempre do número de convidados, portanto, quanto mais opções você tiver à sua disposição para decidir, melhor.

4. Decidindo o Menu

Mais do que um banquete, um casamento civil geralmente serve uma variedade de canapés, vinho, espumante e qualquer outra bebida de sua escolha. Você pode começar a celebração com um aperitivo leve e depois passar para canapés mais substanciais. Outros casais preferem optar por um banquete que consiste em um primeiro e segundo pratos, assim como uma sobremesa.

É melhor avaliar as diferentes alternativas com uma empresa de buffet ou com o restaurante onde você planeja celebrar a festa, se você decidir fazê-la. Pedir orçamentos diferentes é essencial para encontrar a opção ideal para você e seus convidados, tendo sempre em mente que a comida nunca deve faltar, pois é uma parte básica de qualquer celebração.

Além destes detalhes, não se esqueça do toque doce: o bolo de casamento e uma mesa de doces são fundamentais neste tipo de evento.

5. Decoração

A decoração não deve deixar de lado os detalhes, você pode optar por flores simples sazonais com muita cor e beleza, o que também te ajudará a economizar algum dinheiro porque se as flores forem sazonais também serão mais baratas.

E se você tem talento manual e pessoas dispostas a ajudá-lo, então você mesmo pode cuidar das decorações da mesa para dar seu toque pessoal a cada espaço enquanto economiza algum dinheiro.

6. Orçamento

Um dos aspectos que mais preocupa os noivos ao organizar um casamento civil é o orçamento, por isso vamos passar aqui algumas ideias para economizar dinheiro neste evento:

  • Procure um serviço de buffet com preços competitivos e boa comida, você não precisa necessariamente gastar grandes quantias de dinheiro para oferecer pratos deliciosos ou canapés.
  • Acorde com o local onde você fará a celebração sobre a possibilidade de trazer vários dos canapés você mesmo, para que você possa se organizar com sua família e pessoas próximas a você para preparar entradas simples, mas ideais para servir como um lanche. Adicionar uma mesa de carnes frias e queijos ou produtos do mar como camarões e salmão defumado também é uma ótima ideia, pois você mesmo pode comprá-los a bons preços e pagar apenas pelo preparo da mesa.
  • Se você ou um membro da sua família tem jeito com artesanato e flores, você mesmo pode fazer as peças centrais e alguns elementos decorativos da celebração. Você terá que investir tempo, mas em troca você economizará muito dinheiro. Vai sobrar para comprar vestido casamento civil.
  • Você também pode comprar a bebida e, dependendo do número de convidados e do tamanho da celebração, dois garçons será suficiente para servir os convidados. Mas para isso você deve fazer um acordo prévio com o local onde a celebração será realizada, de modo que eles só cobrem pelo serviço, já que alguns lugares também exigem que a bebida seja adquirida lá, o que sem dúvida aumenta o orçamento final.

Com um pouco de criatividade e engenhosidade é possível organizar um belo casamento civil, cheio de encanto e sem a necessidade de gastar grandes somas de dinheiro.

Se você quiser ler mais artigos relacionados a Como organizar meu casamento civil – dicas e conselhos, recomendamos que você visite nossa categoria Casamentos e Festas.