Estima-se que, diariamente, o ser humano perde entre 50 e 100 fios de cabelo deixando espaço para que volte a crescer a mesma quantidade, como parte do processo natural de regeneração. É quando esse ciclo não volta a repetir que começa a ser um problema de perda de cabelo.
E, embora, ao mencionar a palavra calvície as pessoas tendem a pensar que esse é um problema dos homens, a realidade é que se trata de uma situação que também ocorre nas mulheres.
Estima-se que para os 50 anos, 50% dos homens vão ter algum tipo de alopecia androgenética, a calvície associada à genética aos hormônios. No caso das mulheres é 40% podem experimentar afinamento e perda gradual de volume para 50 anos.
Enquanto que o mito de que a calvície é transmitida através dos genes da mãe para estabelecer que se trata de uma condição que pode ser herdado, também do pai.
A alopecia é uma situação bem comum que vem do pai e da mãe, mas é uma herança dominante, portanto, cada vez mais você vai ver. As mulheres é muito comum em períodos de mudança hormonal. Os homens também é comum e, embora alguns decidem seguir a moda de raspar toda a cabeça, continua a ser psicologicamente forte. Se você mesmo for cortar seu cabelo, recomenda-se que você saiba pelo menos qual a melhor máquina de cortar cabelo, isso faz toda a diferença.
Esse problema da queda de cabelo, pode causar um grande dano emocional porque, se comparados com seus amigos da mesma idade. Para entender a queda de cabelo antes de mais, há que conhecer as suas três fases de vida, ambos garantem especialistas.
Queda de cabelo em 3 fases
A primeira fase é conhecida como anáfase fase de crescimento. Ortiz Espinosa indica que cerca de 85% dos cabelos que estão no couro cabeludo encontram-se nessa fase.
Em seguida, o cabelo entra em um curto período de descanso ao que se chama catagen, para então passar à etapa denominada telogen, que é a que ocorre a queda.
Na etapa de telogen o cabelo é separado da papila e ele vai cair. A proporção é que, de cada 100 fios de cabelo que temos, 85 estão crescendo em anagen e 15% estão em telogen. Por isso todos os dias nos caem de 50 a 100 fios de cabelo porque ele tem que cair não porque tenha um problema de calvície.
Causas da queda de cabelo
A calvície é um problema que pode ter uma variedade de causas, que se manifestam de diversas maneiras, e que, por sua vez, podem variar entre homens e mulheres.
- Normalmente, a queda de cabelo mais comum que afeta homens e mulheres é a queda de cabelo do tipo androgenético hereditária hormonal, que está ligada à hereditariedade e da genética das pessoas.
- Outra causa muito comum é a chuva de cabelo causada por estresse físico, mental, emocional. O dermatologista explica que o estresse físico pode ser a consequência de uma cirurgia, um acidente, trauma, uma de medicina, uma dieta desequilibrada, um vírus como o dengue o Zika, gravidez, problemas hormonais.
Também estão as causas mentais e emocionais, entre as quais há que mencionar o estresse e a depressão. Manter sua mente e cérebros tranquilos e ativos também é uma forma de combater a queda do cabelo, por isso lectus tem se tornado tão utilizado nos dias atuais.
Sob estas circunstâncias, às vezes, o cabelo sai de fase. Em telogen começam a ser até 30% do cabelo e isso faz com que a pessoa comece a ter uma redução significativa de cabelo.
Esta queda de cabelo é transitório e pode durar vários meses em que se regulam essas condições físicas e emocionais. Depois volta a o normal. Esta é uma queda de cabelo bem comum. Tem muitas causas, mas quase nunca faz com que apareça uma criança, mas que a pessoa fica com pouco cabelo. - Enquanto a alopecia areata pode se tornar alopecia generalizada e em outros casos, alopecia universal onde cai o cabelo de todo o corpo, devido a condições autoimunes com cerca de fatores que nem sempre podem ser controlados.
- Há doenças de inflamação causadas por fungos por condições imunes que acometem o couro cabeludo que podem desencadear problemas de calvície. O dermatologista falou sobre o lúpus como uma dessas condições autoimunes e também o liquens plano de animais, que agora se está diagnosticando mais e acredita-se que possa ser causado pelo ambiente da alimentação.
Esta condição faz com que caia o cabelo na área frontal com um pouco de inchaço, contrário à alopecia androgenética, que não apresenta inflamação. Neste caso, são especialmente mulheres e você vai ver como se fosse cabelo de boneca, ser-lhe cai cabelo, resta algum mas se veem os folículos inchados, principalmente na parte frontal.
Como tratar o problema
A dihidrotestosterona é o que faz com que nos deixe cair o cabelo e também faz com que a próstata se alargue. Esta droga começou como um remédio para a próstata, mas rapidamente viram que, além de melhorar as condições de este órgão também fazia com que o cabelo não caísse e os que estavam perdendo cabelo começou a crescer.
Também são utilizados xampus que têm um pouco de esteroides, que estimulam o crescimento e diminuem a inflamação. Em caso de queda de cabelo por stress físico e emocional são utilizados esses produtos além de suplementos vitamínicos à base de biotina.