emergencia

3 Passos para estar pronto em qualquer emergência

Neste texto irei discorrer sobre algumas práticas simples, mas que possibilitam que você esteja pronto para qualquer tipo de emergência, mesmo que não saiba muito sobre medicina, enfermagem ou fisiologia humana, vale ressaltar que estas práticas são tidas como emergenciais, e tomadas após o acionamento do socorro, são pensadas em casos onde o indivíduo está apresentando um rápido agravamento do quadro, enquanto a ambulância não chega, são indicadas estas ações simples.

Vale ressaltar que se tratam de práticas preventivas, para estabelecer um estado de alerta, onde a partir disso serão tomadas as atitudes corretas, mesmo em uma situação de extremo pânico e caos.

Dadas as devidas proporções, o aprendizado dessas ações é indicado principalmente para pessoas que convivem com pacientes de doenças crônicas, que apresentam crises frequentes, como convulsões, quedas bruscas de pressão ou aumento repentino da mesma, pessoas com a mobilidade reduzida que possam vir a sofrer algum tipo de trauma, causado pela desatenção.

  1. Tenha um kit de primeiros socorros, é uma das coisas extremamente negligenciadas pela maioria das pessoas, mas isso pode simplesmente salvar uma vida, afinal é no kit de primeiros socorros que estarão dispostas todas as ferramentas, para atender imediatamente a pessoa que está sofrendo com a dor. O ideal é que ele esteja o mais completo possível, mas ainda assim seja leve, para facilitar o transporte e estar sempre presente, no momento em que for necessário utilizá-lo. Você pode encontrar em farmácias, lojas de equipamentos hospitalares, etc, porém o mais indicado é montar seu kit, visto que, com o auxílio de um profissional capacitado, você saberá o que colocar dentro dele, para que atenda com precisão no momento de crise.

  1. Ligue para uma ambulância, muitas vezes acreditamos que aquela situação acabará rapidamente, por isso preferimos não acionar uma ambulância, por achar que o caso não é sério, a ponto de precisar de uma, porém a melhor forma para que não se agrave o caso, é ligar para uma ambulância já nos primeiros instantes, isso pode conservar muito a integridade e até mesmo salvar uma vida. Para encontrar o número de uma ambulância, basta pesquisar no Google e escolher a mais eficiente, é recomendado em alguns casos o aluguel de uma ambulância particular, principalmente quando o paciente está passando por um tratamento intensivo, capaz de apresentar mudanças repentinas, que se não forem tratadas intensivamente já no primeiro momento, podem comprometer a integridade física do mesmo, a mesma prática também é recomendada em casos onde a gestante apresenta uma gravidez de risco, onde o tratamento de emergência médica, conserva de forma mais efetiva a vida e integridade física da mãe e do bebê.

  1. Selecione dois contatos de emergência, nunca esperamos que o pior momento chegue, mas isso não anula o fato que ele pode vir a acontecer, por isso é importante ter alguns contatos de emergência para auxiliar neste momento complicado, apesar de não serem profissionais de saúde, em um momento de pânico, toda ajuda é bem-vinda, necessária e muitas vezes vital. Essa pessoa pode ser um membro da família que more próximo e possa prestar uma ajuda imediata, um vizinho ou até mesmo algum conhecido que trabalhe na área da saúde, e estará habituado a situações assim, saberá como agir para conservar a integridade física e a saúde de quem está passando pela situação de risco.

Todas estas ações visam atender uma necessidade emergencial, mas não substituem o trabalho de profissionais especialistas, por isso o mais indicado é ligar para uma ambulância, sempre que estiver passando por algo que ameace a integridade física, mental e a vida, afinal isso é o mais indicado pelos especialistas no assunto.