Entre os métodos mais usados para perder peso, o chamado shake para emagrecer tem se difundido com rapidez graças às promessas de eliminação dos quilos a mais, bastando para isso substituir uma refeição por um copo de shake.
Graças aos apelos comerciais, muitas têm me questionado que é e para que serve o “Diet Shake”, que é a marca fantasia pelo qual é mais conhecido o shake para emagrecer. Que tal dividirmos a pergunta para irmos direto ao que interessa?
O que é o “Diet Shake”?
Conteúdo do artigo
O shake para emagrecer é uma substância em pó para que você emagreça de forma natural, feita de diversos elementos desidratados e feita para ser dissolvida em água, suco ou leite (desnatado, claro). Esses elementos tornam a mistura ao mesmo tempo pouco calórica e capaz de dar uma sensação de estômago cheio. Eis alguns dos ingredientes mais comuns presentes nos shakes:
- Albumina: proteína encontrada na clara de ovo, é a substituta das carnes na mistura.
- Maltodextrina: o carboidrato dos atletas de alta performance, que fornece uma quantidade maior de energia por ter digestão mais lenta. Dá maior sensação de saciedade.
- Aveia: o grão em forma de farinha inclui fibras na composição, já que a união da proteína com o carboidrato pode deixar o intestino preso.
- Vitaminas e minerais: entre os principais estão o ferro, o selênio, o zinco e as vitaminas do complexo B.
Para que serve o “Diet Shake”?
O shake para emagrecer foi concebido para substituir uma refeição, sem que a pessoa sinta fome e sem que ela engorde – pelo menos essa é a intenção. As principais refeições substituídas pelos shakes são o café da manhã e o jantar, mas é preciso cautela. Por mais que um shake contenha uma quantidade mínima de fibras, recomenda-se o consumo de frutas e verduras em conjunto com os shakes. Nos casos das frutas, é possível adicioná-las à mistura em pó durante a liquidificação.
Alguns alertas são muito importantes:
- Não consuma os shakes para emagrecer por muito tempo, apenas o período estipulado por um especialista.
- Os shakes geralmente fazem a pessoa perder mais músculos e água do que gordura, por isso atenção para a qualidade do produto. Alguns fabricantes, cientes desta deficiência, vendem os shakes em pacotes com barras de cereais e chás com produtos termogênicos.
- E, claro, o mais importante: não consuma shakes para emagrecer sem o conhecimento do seu médico!
Fonte do artigo: https://www.dntonline.com.br/
Até a próxima!