O artigo de hoje é bem peculiar, muita gente se pergunta o que é o dia dos namorados e suas origens, em cima desta incógnita resolvemos fazer um artigo breve onde se pode tirar as dúvidas que rodeiam este dia onde todos os amantes comemoram e festejam.
O dia dos namorados hoje em dia, é presentes, amor e muitas mensagem de bom dia românticas, mas será que sempre foi assim? Como isso surgiu?
O que é o dia dos namorados
Conteúdo do artigo
O dia dos namorados é chamado de dia de São Valentin em outros países, além de ser um dia onde os casais confraternizam é também um dia onde os amigos se reúnem e festejam em em demonstração de afeição.
Em Portugal o dia é comemorado no dia 14 de fevereiro deferente no Brasil que é no da 12 de junho em referencia a Santo Antônio, o santo casamenteiro
Porquê são Valentin é o padroeiro dos namorados em outros países?
Durante o governo do imperador romano Cláudio, ele proibiu a realização de casamentos em toda a extenssão territorial de Roma, com o objetivo de aumentar seu poderio militar. Cláudio acreditava que homens jovens sem famílias, tinha uma maior probabilidade de alistar no exército e ter um melhor desenvolvimento em combate.
No entanto um bispo romano de nome Valentin continuou a celebrar casamentos em segredo, mesmo após a proibição do imperador, com a descoberta de tudo Valentin foi preso e condenado a morte.
Já preso, Valentin conheceu uma jovem chamada Àrterias filha de um carcereiro que era cega, os dois se apaixonaram, um amor sem precedentes e milagrosamente a jovem recuperou a visão, mesmo com tudo isso Valentin foi condenado a guilhotina em 14 de fevereiro de 270 d.c.
Como surgiu o dia dos namorados
O dia de São Valentim e do dia dos namorados cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século 3).
Mas os costumes relacionados com este dia… provavelmente vêm de um antigo festival romano chamada “Lupercalia”, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) Também marcava o início oficial da primavera.
No entanto no ano de 1949, João Dória, empresário publicitário paulista, desenvolveu um programa comercial que estaria relacionado com a comemoração do dia dos namorados no Brasil.
O dia escolhido por Dório, foi o 12 de junho, um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. Desde então, a data do dia 12 de junho segue sendo a data do dia dos casais no Brasil.
Uma outra versão dia dos namorados
Outra versão conta que no século XVII, franceses e ingleses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi considerada um século mais tarde nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine’s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os casais da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na entrada da porta do(a) amado(a).
Em sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland vendeu mais de US$ 5000 em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX se espalhou por todo o mundo.
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.
Então é isso espero que tenha gostado do artigo, deixe seu like, comente e compartilhe sua participação e de suma importância no crescimento do nosso trabalho.